:: VILA VIÇOSA :: Capital do Mármore

Terras de Ouro Branco

O nome de Vila Viçosa encontra-se desde sempre associado à zona do Ouro Branco. Situada em pleno coração da Zona dos Mármores, este recurso natural é importante não só para a actividade económica do concelho como é já um ex-libris que originou o epíteto de Capital do Mármore.



Vista Aérea das Pedreiras

A extracção de mármores no anticlinal de Estremoz-Borba-Vila Viçosa, data da era Pré-Cristã. Na Herdade da Vigária, em Vila Viçosa, foram encontrados elementos deste árduo trabalho, assim como em aplicações quer decorativas quer estruturais, no Templo Romano em Évora ou no Teatro Romano em Mérida.



Templo Romano - Évora

O afloramento de mármores de elevada beleza, qualidade e valor comercial proporcionou a implantação, ao longo dos anos, de uma intensa actividade extractiva e transformadora.

Além dos famosos mármores rosa creme e branco, cujas designações comerciais são conhecidas em todo o mundo como o Rosa Aurora, Rosa Portugal, Rosa Rosal, Creme Borba, Creme Estremoz, entre outras, são também extraídos outros tipos de mármore como o Verde Viana, Ruivina, Pele de Tigre, Verde Serpa, etc.



A Extração e a Transformação de Mármore em Vila Viçosa